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Promoção de academia: quando e como fazer?

 Por: Equipe Academia Rentável     24 outubro, 2018      2 minutos de leitura

Promoção de academia: quando e como fazer?

A presença de promoções é basicamente obrigatória no universo das academias. Elas são estratégicas para lidar com as mais diversas situações, como a variação do quantitativo que frequenta o espaço devido à sazonalidade, atração e fidelização de alunos. No entanto, alguns gestores pecam ao planejar uma promoção de academia ao pensar que isso quer dizer reduzir os preços.

Para fazer promoções efetivas em uma academia é preciso pensar para além da redução de valores nas mensalidades. A estratégia deve levar em conta o que se quer com aquela promoção e direcionar as ações a partir disso. Vamos entender melhor alguns pontos fundamentais sobre esse assunto.

Quando fazer uma promoção de academia?

Geralmente as promoções são uma ação para alcançar algum resultado almejado no espaço. O erro cometido por muitos gestores é lançar mão delas apenas nos momentos emergenciais, o que faz com que se tenha que agir de maneira apressada, possivelmente com recursos limitados e muita ansiedade em relação aos resultados.

O ideal é planejar e programar as promoções a partir de uma visão abrangente do negócio, considerando as variações e tendências mensais e anuais. Assim é possível prever o orçamento e as ações específicas para alcançar as metas desejadas.

Quais seriam essas metas? Por exemplo: fidelização de clientes, atração de novos alunos, amenizar os efeitos da sazonalidade, recuperar antigos alunos, desestimular a inadimplência, dentre outros, conforme o que o espaço mais precisar.

Como fazer uma promoção de academia?

Não existe exatamente uma fórmula sobre como fazer uma promoção de academia! A verdade é que o primeiro passo para entender o melhor rumo a tomar em relação às promoções do seu espaço deve ser estudar o seu contexto, a dinâmica dos alunos, as principais necessidades do local, o que é atrativo na sua região e questões do tipo.

Contudo, se há algo que podemos dizer sobre as ações promocionais é que se deve evitar oferecer mensalidades como “brinde” ou reduzir o valor delas de uma maneira que desvalorize os seus serviços diante do cliente.

Falando de um modo simples e resumido: é melhor oferecer algo a mais para o cliente do que reduzir o valor daquilo que você oferece. Promoções com redução de valor em mensalidade e serviços só se justificam para pacotes de serviço com longa duração e um tipo de pagamento que favoreça a fidelização dos alunos.

Outra dica geral sobre como fazer uma promoção é pensar em todo o contexto que envolve a sua meta. Por exemplo, se você quer atrair novos alunos a partir de uma campanha de indicação, é preciso oferecer algo tanto para quem indica um novo cliente, quanto para o potencial cliente, de modo que ele tenha um incentivo para efetivar a matrícula.

Ainda que você encontre listas e instruções sobre como fazer uma promoção de academia, a verdade é que aquilo que irá determinar o sucesso da sua ação é o quanto ela é pensada para o seu espaço e o momento que o seu negócio fitness está vivenciando. Deve-se evitar seguir a onda, pois isso acabará te fazendo perder tempo e dinheiro investidos!

Explore mais sobre essa perspectiva lendo também o artigo: Não faça isso que você está pensando em fazer!


Comentários:

Will disse:

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Claudia Zamberlan disse:

Muito bom este texto. As academias precisam olhar mais para seus lideres; melhorar suas competências e qualificações para que os mesmos possam liderar melhor suas equipes. Bons lideres, boas equipes, melhor percepção do cliente. A academia não fica refém de preço e sim vende Valor.

SERGIO NOVAES disse:

Olá Alméris, tudo bem! Obrigado pelo texto e por mais um conhecimento. Abs

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