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O que é e como funciona o débito recorrente?

 Por: Equipe Academia Rentável     31 outubro, 2018      3 minutos de leitura

O que é e como funciona o débito recorrente?

O débito recorrente se encontra atualmente entre os assuntos mais comentados sobre gestão de academia. Visto como uma maneira de facilitar o processo de pagamento para alunos e para o espaço fitness, ele também pode apresentar alguns benefícios administrativos.

No entanto, para não ir pela empolgação e simplesmente achar que essa é uma solução para tudo e para todos, vamos falar mais sobre o que se trata o débito recorrente, como ele funciona e discutir se ele é realmente uma solução interessante para todas as academias e contextos. Confira a seguir!

O que é débito recorrente?

O débito recorrente consiste em um serviço de cobrança contínuo para pagamento da assinatura de um determinado serviço pelo cliente. O tempo em que essa cobrança automática ocorrerá é correspondente a duração dos serviços, portanto, prevê uma continuidade e preferencialmente é formalizado a partir de um contrato que determina um período mínimo de adesão e renovação.

Como o débito recorrente funciona?

Para falar sobre o funcionamento do débito recorrente, vamos focar especificamente nas academias. É comum que nesses espaços existam planos que oferecem preços diferenciados para adesão de períodos mais longos e pacotes de serviço. Geralmente, nesse contexto, o pagamento é realizado a partir de cheque, à vista ou parcelado no cartão. O que essa nova modalidade de pagamento oferece de diferente?

Das opções que mencionamos o pagamento à vista é o menos usual, principalmente porque um maior período de contratação consiste em maiores valores. Sobram o cheque e o parcelamento no cartão. No caso do cheque, há uma necessidade de que a gestão da academia faça o desconto dele a cada mês e lide com mais papéis e documentos. No caso do aluno, se ele paga com o parcelamento no cartão o seu limite fica comprometido.

O pagamento recorrente pode resolver esses problemas para as duas partes, pois prevê o pagamento pelo cliente no cartão automaticamente a cada mês, sem comprometer o seu limite, e reduz o trabalho da gestão da academia em ter que lidar com esse pagamento a cada mês. Acaba sendo uma proposta que pode beneficiar as duas partes.

Quando o débito recorrente é uma boa opção para uma academia?

A primeira observação que precisamos fazer é que, obviamente, as vantagens oferecidas pelo débito recorrente não são gratuitas, isto é, trata-se de um investimento e, como qualquer investimento, é preciso que o gestor de academia entenda se é o momento ideal de fazê-lo, se ele é realmente necessário.

Geralmente os empreendedores fitness buscam nessa modalidade de pagamento, principalmente, reduzir a inadimplência e desonerar os processos administrativos relacionados aos pagamentos dos alunos. Contudo, embora apresente vantagens, é preciso que o gestor compreenda a fundo os problemas do seu espaço antes de se decidir por essa medida.

É preciso pensar, por exemplo, que essa pode ser uma solução interessante para academias com um público amplo e pacotes promocionais que justifiquem esse tipo de pagamento. Mas será que para estabelecimento menores, onde há maior proximidade com os alunos, essa é a solução? Será que é um investimento necessário, ou outras medidas seriam mais efetivas e ofereceriam um retorno mais viável ao empreendedor?

Para concluir, a sugestão é não agir no desespero! As inúmeras inovações no universo fitness oferecem vantagens e desvantagens de acordo com a situação de cada negócio. Há casos, por exemplo, conforme é possível verificar no Reclame Aqui, em que o débito recorrente apresenta erros de cobrança e fere a reputação da academia com os alunos.

Então, é preciso colocar tudo no papel, entender o contexto da academia, verificar o custo-benefício de cada ação, os problemas e as alternativas de solução, antes de se decidir pela implantação de qualquer novidade e, ter em mente, que nada é perfeito: ela também poderá apresentar novas questões para gerenciar. E você, o que pensa desse assunto? Deixe sua opinião nos comentários!


Comentários:

Will disse:

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Claudia Zamberlan disse:

Muito bom este texto. As academias precisam olhar mais para seus lideres; melhorar suas competências e qualificações para que os mesmos possam liderar melhor suas equipes. Bons lideres, boas equipes, melhor percepção do cliente. A academia não fica refém de preço e sim vende Valor.

SERGIO NOVAES disse:

Olá Alméris, tudo bem! Obrigado pelo texto e por mais um conhecimento. Abs

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