Voltar ao topo

Músicas para academia: mais do que um detalhe!

 Por: Equipe Academia Rentável     11 outubro, 2018      2 minutos de leitura

Músicas para academia: mais do que um detalhe!

Onde a atividade física acontece a música está sempre presente, basta observar: nas academias as músicas sempre acompanham as aulas ou quando as pessoas praticam exercícios físicos ao ar livre os fones de ouvido estão sempre presentes.

Obviamente isso não é uma coincidência. A música é capaz de trazer inúmeros benefícios para o corpo e facilitar a prática das atividades físicas, por ser capaz de influenciar o funcionamento cerebral e fisiológico.

Por isso, é fundamental que as músicas para academia sejam presentes, bem escolhidas e gerenciadas em um espaço fitness. A seguir você poderá conhecer com mais detalhes sobre como a música pode ajudar nos treinos e, consequentemente, trazer vantagens para o seu espaço.

As músicas para academia deixam as aulas mais prazerosas

A dopamina é um dos hormônios responsáveis pela sensação de prazer. Ao escutar uma música agradável, os níveis da dopamina no organismo aumentam, fazendo com que a pessoa se sinta mais disposta e envolvida com aquilo que está fazendo.

Esse é um dos motivos que faz com que a música contribua para o treino. Pensando nisso, é importante que as músicas para academia agradem o aluno, ao mesmo tempo em que estejam em sinergia com as atividades que serão realizadas.

A música reduz a percepção do esforço e da dor

Treinar sempre exige esforço e, particularmente, nos momentos em que existe uma troca das atividades para elevar a dificuldade, também pode causar algumas dores e desconfortos. Uma das funções que a música exerce nesse sentido é a de distrair o aluno da percepção dessa dor e desse esforço, fazendo com que ele execute as atividades com mais facilidade e tranquilidade, o que favorece os resultados.

Uma boa gestão musical na academia auxilia na fidelização dos alunos

Os benefícios que mencionamos, naturalmente, vão fazer com que os alunos tendam a ter melhores resultados nos treinos, sendo um elemento que pode favorecer a fidelização. Contudo, para além disso, uma boa gestão musical na academia irá fazer com que os alunos criem um vínculo mais forte com o espaço e tornem-se fiéis a ele.

Mas, como fazer essa gestão inteligente das músicas para academia? Em primeiro lugar, é importante entender como explorar as possibilidades musicais para aproveitar ao máximo o potencial da música para as atividades físicas, tais como diversidade e ritmo. Outro ponto fundamental, e não menos importante, é conhecer o gosto dos alunos.

Ninguém deseja frequentar um espaço que toca músicas que não condizem com o seu gosto, mas, ao mesmo tempo, você precisa entender que os alunos irão apresentar gostos diversos e não é possível agradar todo mundo. A partir de uma pesquisa você conseguirá identificar as alternativas para resolver esse impasse, descobrindo o que a maioria dos alunos prefere e também as interseções.

Atualmente, ainda, é possível contar com empresas que realizam o serviço de rádio para academia, gerindo as playlists e trabalhando em outros aspectos da comunicação interna da academia, o que pode ser uma opção bem interessante.

Agora que você está por dentro desse assunto, compartilhe suas experiências e opiniões conosco: como você usa a música no seu espaço? O que pensa sobre isso? Deixe sua percepção nos comentários!


Comentários:

Will disse:

You made some good points there. I checked on the internet for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this website. I will immediately take hold of your rss feed as I can’t to find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you have any? Please let me recognize so that I could subscribe. Thanks. Its such as you read my thoughts! You appear to grasp so much about this, such as you wrote the e book in it or something. I think that you simply could do with some p.c. to force the message house a bit, but instead of that, that is excellent blog. A great read. I will definitely be back. http://cspan.org/

Claudia Zamberlan disse:

Muito bom este texto. As academias precisam olhar mais para seus lideres; melhorar suas competências e qualificações para que os mesmos possam liderar melhor suas equipes. Bons lideres, boas equipes, melhor percepção do cliente. A academia não fica refém de preço e sim vende Valor.

SERGIO NOVAES disse:

Olá Alméris, tudo bem! Obrigado pelo texto e por mais um conhecimento. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *