Voltar ao topo

Gestão de academia: como está o seu planejamento?

 Por: Equipe Academia Rentável     5 novembro, 2018      2 minutos de leitura

Gestão de academia: como está o seu planejamento?

Um dos pontos-chave para o sucesso de uma gestão de academia é o seu posicionamento, isto é, a decisão sobre o tipo de serviço que irá oferecer e qual será o seu foco com essa prestação de serviços. Essa definição irá direcionar o modelo do espaço e também da gestão.

Esse posicionamento é necessário para “tocar o negócio” de verdade, sem tomar decisões aparentemente fáceis, mas que na verdade acabarão levando o empreendimento à falência, ou por serem comuns no mercado e, portanto, não gerarem diferencial, ou por serem incoerentes e acabarem desestabilizando o funcionamento da academia e a relação com o público.

Contudo, para definir esse posicionamento e saber muito bem o que fazer com ele, é preciso ter um bom planejamento. A seguir vamos apresentar alguns dos elementos fundamentais que esse instrumento precisa ter, confira!

Clientes internos e externos como orientadores

Um dos pontos de partida de um bom planejamento estratégico para academia é o levantamento de informações sobre os alunos que já frequentam o espaço e também dos potenciais clientes. Eles é que oferecerão subsídio para orientar as ações da gestão de academia.

Definição das ações da gestão de academia

Munido de informações sobre os clientes, deve-se definir quais serão as ações implementadas para que a academia alcance suas metas como negócio. Nesse momento, deve-se levar em conta também a concorrência e dados do mercado em geral. Essas ações precisam propor resolver os problemas dos clientes de maneira diferenciada, conforme identificado nas pesquisas iniciais.

Estruturação do planejamento estratégico

Uma vez que você saiba quais são as principais necessidades dos clientes referentes à academia e tenha definido as ações que responderiam a esses problemas, buscando também compreender o mercado e a concorrência, é hora de transformar isso em estratégia.

O planejamento em si deve ser estruturado considerando a definição de metas, objetivos, prazos, orçamento, equipamentos, logística, recursos humanos, funções, fornecedores, parceiros e, é claro, as ações envolvendo esses e outros elementos.

Basicamente, esse documento será o mapa orientador da rotina administrativa e operacional da academia, portanto, precisa ser detalhado e prever aspectos em curto, médio e longo prazo de maneira organizada. É importante ter em mente que o planejamento também precisa ser flexível, isto é, ter espaço para mudanças que se mostrarem necessárias no decorrer do tempo.

Previsão de acompanhamento e avaliação

Um dos elementos que não pode ser esquecido pela gestão de academia para efetivar um bom planejamento é o acompanhamento articulado com avaliações periódicas. Deve-se escolher certos indicadores para essa avaliação, com base nas metas e objetivos estabelecidos pela academia. Dessa maneira, será possível identificar se existe a necessidade de mudanças ou adaptações a fim de melhorar a estratégia.

Aqui procuramos resumir alguns dos principais elementos do planejamento estratégico de uma academia, elemento fundamental para o seu sucesso. Como você deve ter percebido, trata-se de um instrumento tão complexo quanto a sua importância, que exige do gestor de academia se debruçar sobre o próprio negócio. Acompanhe o site do Academia Rentável e continue a acessar dicas e oportunidades para aprimorar a sua gestão de academia!


Comentários:

Will disse:

You made some good points there. I checked on the internet for more information about the issue and found most individuals will go along with your views on this website. I will immediately take hold of your rss feed as I can’t to find your e-mail subscription link or e-newsletter service. Do you have any? Please let me recognize so that I could subscribe. Thanks. Its such as you read my thoughts! You appear to grasp so much about this, such as you wrote the e book in it or something. I think that you simply could do with some p.c. to force the message house a bit, but instead of that, that is excellent blog. A great read. I will definitely be back. http://cspan.org/

Claudia Zamberlan disse:

Muito bom este texto. As academias precisam olhar mais para seus lideres; melhorar suas competências e qualificações para que os mesmos possam liderar melhor suas equipes. Bons lideres, boas equipes, melhor percepção do cliente. A academia não fica refém de preço e sim vende Valor.

SERGIO NOVAES disse:

Olá Alméris, tudo bem! Obrigado pelo texto e por mais um conhecimento. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *