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4 erros comuns no marketing para academia que você deve evitar!

 Por: Equipe Academia Rentável     29 novembro, 2018      3 minutos de leitura

4 erros comuns no marketing para academia que você deve evitar!

É provável que você já saiba que o marketing para academia é uma premissa para o sucesso do negócio. Afinal, mesmo que você tenha os melhores serviços e profissionais, de nada adiantará se não houver uma divulgação assertiva. E o mais importante: capaz de atrair os clientes certos até o estabelecimento.

Contudo, marketing é mais do que simplesmente divulgar. É também uma ferramenta para gerenciar a identidade e imagem do negócio. Atua de maneira complexa através dos setores e apresenta diferentes momentos e estratégias em sua execução.

É justamente pela visão equivocada do marketing apenas como divulgação que muitos gestores cometem erros na prática e acabam não alcançando os resultados esperados. Aqui você poderá conferir alguns desses erros para ficar atento e evitá-los em suas ações de marketing para academia. Veja a seguir!

 1. Não profissionalizar o marketing para academia

Como já falamos, alguns gestores de academia pensam que marketing é só divulgação, mas não é. Realizar ações de marketing de maneira profissional é a única forma de gerar resultados concretos para o espaço. Para isso é preciso entender do que se trata e implantar da forma adequada.

A definição das ações de marketing certas para um determinado local envolve um estudo aprofundado dos clientes reais e potenciais, do mercado e do próprio negócio. A partir disso, entender quais são as estratégias que funcionariam para ampliar as vendas e também reter os clientes. Diante disso, o ideal é que elas sejam feitas por profissionais da área.

2. Não pesquisar o cliente com base em informações reais

Outro problema comum no marketing para academia é a realização de ações com base em um cliente idealizado. Chegando a ignorar para quem a “mensagem” do marketing está sendo direcionada.

Acontece que o marketing só funciona mesmo se for direcionado para pessoas reais. Considerando o problema que elas apresentam e outros elementos concretos, como faixa etária, sexo, situação financeira, gostos, etc. Por isso, uma pesquisa com os clientes é indispensável: não há atalhos para isso.

3. Não elaborar um plano de marketing para academia

Por lidar com elementos diversos e variáveis, particularmente no caso das academias que envolve uma oscilação no quantitativo de alunos devido à sazonalidade, o marketing precisa ser elaborado com antecedência.

Isso porque ele precisa ser bem planejado e detalhado: com um cronograma, detalhamento das ações, objetivos e metas. As ações de marketing não terão resultados se forem feitas de maneira aleatória e com base em intuições, trata-se de uma técnica.

4. Não acompanhar os resultados

Outro equívoco comum no marketing de academia é lançar uma estratégia e “deixar rolar”, sem acompanhar e avaliar o desempenho daquela proposta. Não se pode fazer isso! O marketing para academia envolve gastos, tempo e dedicação, além de ser elemento fundamental para o negócio.

Portanto, para cada ação aplicada, é preciso estabelecer indicadores e metas mensuráveis para realizar o acompanhamento e avaliação das ações. Assim você compreende se elas funcionam bem naquele espaço ou precisam ser modificadas. Tenha em mente que não existe uma fórmula mágica, por isso, analisar os resultados é fundamental.

Esses são alguns erros comuns na prática do marketing para academia, mas certamente não são os únicos. Evitar esses e outros equívocos sobre o marketing irá ampliar suas possibilidades de usufruir dos benefícios que poderá trazer ao seu negócio fitness. Mantenha-se atualizado sobre assuntos e alternativas para qualificar esse e outros aspectos da sua gestão de academia acompanhando o nosso site!


Comentários:

Will disse:

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Claudia Zamberlan disse:

Muito bom este texto. As academias precisam olhar mais para seus lideres; melhorar suas competências e qualificações para que os mesmos possam liderar melhor suas equipes. Bons lideres, boas equipes, melhor percepção do cliente. A academia não fica refém de preço e sim vende Valor.

SERGIO NOVAES disse:

Olá Alméris, tudo bem! Obrigado pelo texto e por mais um conhecimento. Abs

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