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Como despertar o engajamento profissional da sua equipe de academia?

 Por: Equipe Academia Rentável     3 novembro, 2018      3 minutos de leitura

Como despertar o engajamento profissional da sua equipe de academia?

Ao buscar por melhores resultados para o negócio, os gestores de academia pensam em vários aspectos, como a atração de mais clientes, a revisão do modelo da academia, a adesão às novidades, dentre outros. Contudo, existe algo simples e acessível para viabilizar o sucesso de um espaço fitness que por vezes é ignorado: os profissionais.

Cada colaborador de uma academia pode ser uma peça-chave para que ela seja bem-sucedida, principalmente no que se refere aos professores, pois são essas pessoas que tem contato diário com o cliente e que são responsáveis pela concretização dos serviços oferecidos pelo estabelecimento. A questão é: como reforçar o potencial que os colaboradores oferecem para o negócio?

Uma das respostas possíveis para essa questão é: buscar despertar neles um maior engajamento profissional. Esse tipo de postura reflete uma maior responsabilidade desses colaboradores em relação às suas funções, na relação com o cliente e no que se refere à consciência de ser parte de uma engrenagem, de sua importância e posicionamento na empresa. A seguir, vamos falar sobre alguns pontos que poderão favorecer o despertar desse engajamento pela sua equipe.

O engajamento profissional da equipe de academia depende de uma ótima liderança

Como cada pessoa tem posicionamentos e habilidades individuais, quando elas estão trabalhando em um mesmo espaço e com uma finalidade em comum, elas precisam de uma referência que as mantenham orientadas para um objetivo.

Questões como valores, atitudes e metodologias precisam estar alinhadas e serem acompanhadas periodicamente. A motivação e inspiração também são fatores relevantes nesse contexto. Quem é responsável por fazer tudo isso funcionar bem? É o líder.

Existem diferentes maneiras de exercer a liderança e é preciso que você conheça bem o funcionamento da sua equipe para entender como ser um líder capaz de despertar o engajamento profissional dela. Isto é, o primeiro passo e o mais importante para ser uma ótima liderança é escutar e saber se comunicar da maneira certa.

Defina metas desafiadoras, mas realistas

Como já mencionamos, para se ter uma equipe engajada é preciso ter alguns fatores que alinhem e orientem a atuação dos diferentes profissionais. Trabalhar com metas é uma ótima estratégia, pois poderá unir a equipe e ressaltar a necessidade de que ela atue em harmonia para alcançar o que foi estabelecido.

Contudo, a fim de manter o fator motivacional, é preciso que essas metas sejam simultaneamente desafiadoras e realizáveis. Para isso, os indicadores que darão base para elas deverão ser: específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais.

Estabeleça uma cultura de feedback

Outro elemento determinante para despertar o engajamento profissional de uma equipe é a cultura de feedbacks periódicos. Nenhum colaborador, nem individualmente, nem coletivamente, conseguirá se manter motivado diante de um trabalho sobre o qual não tem nenhum retorno. Nessa prática, procure sempre apontar pontos de reconhecimento positivo e aspectos a serem desenvolvidos, tanto por cada profissional particularmente, quanto para a equipe como um todo.

Para finalizar, é importante lembrar que embora os colaboradores tenham suas formações e experiências, para que o trabalho deles esteja sempre atualizado e de acordo com o que o seu espaço precisa, a capacitação deve fazer parte do plano e também entra como um elemento indispensável para despertar e manter o engajamento profissional da equipe. Esse momento também pode, inclusive, ser muito relevante para a aproximação e maior conhecimento dos profissionais entre si.

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Comentários:

Will disse:

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Claudia Zamberlan disse:

Muito bom este texto. As academias precisam olhar mais para seus lideres; melhorar suas competências e qualificações para que os mesmos possam liderar melhor suas equipes. Bons lideres, boas equipes, melhor percepção do cliente. A academia não fica refém de preço e sim vende Valor.

SERGIO NOVAES disse:

Olá Alméris, tudo bem! Obrigado pelo texto e por mais um conhecimento. Abs

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