Voltar ao topo

Saiba como cuidar dos aparelhos de academia

 Por: Equipe Academia Rentável           2 minutos de leitura

Saiba como cuidar dos aparelhos de academia

Os aparelhos de academia são máquinas e, por isso, para que continuem a funcionar perfeitamente eles precisam de manutenção adequada. Essa ação previne defeitos prematuros que resultem na necessidade de substituí-los.

Além disso, tanto a aparência quanto o funcionamento desses aparelhos irá interferir na percepção e satisfação dos clientes em relação ao seu espaço. Afinal, quem gostaria de treinar em uma academia onde os equipamentos estão enferrujados, sujos ou não funcionam devidamente?

Aqui vamos seguir a lógica de que “prevenir é melhor do que remediar”. Desse modo você pode economizar, mantendo seus aparelhos apresentáveis e funcionando por mais tempo. Confira as dicas!

Como fazer essa manutenção?

Uma academia tem uma diversidade de aparelhos, certo? Naturalmente, a manutenção de cada um deles irá apresentar algumas variações. Para orientar as ações de manutenção desses aparelhos você tem um grande aliado: os manuais que os acompanham.

As instruções contidas nesses documentos sempre apresentam orientações em relação aos cuidados necessários dentro de um período de tempo. A partir do manual você poderá planejar quando realizar avaliações mais minuciosas e reparos mais complexos.

Com isso em mente, vamos apresentar algumas ações mais rotineiras e gerais em relação aos aparelhos de academia. Seguir estas dicas e elaborar um cronograma te ajudará a mantê-los em perfeito estado.

Limpeza diária dos equipamentos de academia

O suor faz parte do cotidiano de um espaço fitness e, inevitavelmente, deixa seus resquícios nos aparelhos. Portanto, limpá-los diariamente, além de higiênico, auxilia na manutenção. Deve-se ter cuidado especial com os componentes eletrônicos e vulneráveis à ferrugem.

Como você já deve imaginar, é necessário utilizar produtos adequados e o álcool é um dos principais. O uso de excesso de água ou resíduo de determinados produtos, como detergente, podem deteriorar ainda mais rápidos os equipamentos.

Cuidados semanais com os aparelhos de academia

Semanalmente é preciso reservar um dia para verificar e apertar os parafusos e porcas, para manter a estabilidade do funcionamento. Películas adesivas, plugs e aparelhos que precisam de lubrificação devem ser avaliados e, caso necessário, reparados ou substituídos.

Manutenção mensal

Uma vez a cada mês, deve-se realizar uma avaliação e manutenção mais rigorosa de todos os aparelhos. Dentre os aspectos que precisam ser observados destacamos: as boas condições de baterias e pilhas, tensionamento das correias, condições dos cabos e revestimento de estofados.

Após a avaliação, as necessidades de manutenção ou substituição de alguma peça serão identificadas e deverão ser realizadas. Nessa mesma época é interessante fazer a limpeza interna de alguns equipamentos.

Caso você não domine os procedimentos de manutenção, o auxílio técnico é uma alternativa melhor que permanecer com o problema. A intenção é que essas ações evitem que você tenha que que substituir ou consertar os equipamentos quando já apresentarem um defeito. Visto que prevenir sai muito mais barato que adquirir novos aparelhos.

Tomar esses cuidados garante que o seu espaço não ficará prejudicado pela falta de algum aparelho por estar em manutenção. O grande segredo é se organizar antecipadamente através do cronograma, e realizar essas ações preventivas simples, assim colher os benefícios.

Essas dicas te ajudaram a cuidar melhor dos aparelhos de academia? Deixe um comentário com a sua opinião!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *