Voltar ao topo

Administração de academia: 3 dicas para cuidar das finanças

 Por: Almeris Armiliato     2 janeiro, 2019      2 minutos de leitura

Administração de academia: 3 dicas para cuidar das finanças

Muitos gestores de academia, principalmente das menores, têm formação em Educação Física e amplo conhecimento técnico em sua área. Contudo, uma academia é também um negócio e, por isso, exige outros tipos de conhecimento, sendo o financeiro um dos principais. Uma administração de academia precisa ter esse elemento bem gerido, pois ele funciona como orientador e está profundamente relacionado com todas as outras ações do espaço.

Por que a administração de academia precisa ficar atenta às finanças?

Se pararmos um pouco para analisar o que envolve uma academia como empreendimento, identificamos a necessidade de aluguel ou compra e manutenção do imóvel que irá hospedar o espaço; compra, manutenção e substituição de equipamentos; contratação, pagamento e treinamento de pessoal; programas e softwares que auxiliem na gestão; contas de luz, água, telefone, dentre outros.

Tudo isso envolve não apenas investimento, mas também controle e organização das finanças, que tanto servirão para subsidiar as necessidades do espaço, quanto o bom funcionamento delas será determinante para o sucesso financeiro do negócio, que além de tudo, também precisa oferecer lucro para o empreendedor, certo? Pensando nisso, vamos dar algumas dicas para ajudar a administração de academia a cuidar da gestão financeira.

1. Verifique os custos totais do negócio

É preciso que a administração de academia tenha o conhecimento mais preciso possível sobre os custos para o funcionamento do espaço. Os custos totais envolvem todos os valores gastos com o negócio, inclusive alguns que não são previsíveis, portanto, precisarão ser mensurados, como manutenção de equipamentos, encargos trabalhistas relacionados à demissão e contratação, dentre outras questões.

É somente a partir desse levantamento que será possível, realmente, organizar a vida financeira da academia, para determinar qual será o seu lucro, o valor das mensalidades, necessidade de corte de gastos, possibilidades de expansão ou qualificação do empreendimento, dentre outros. 

2. Fique atento ao fluxo de caixa

O fluxo de caixa diz respeito ao controle rotineiro de receitas e despesas da academia e é uma ação que precisa ser meticulosa para evitar prejuízos, dívidas e outros problemas. Esse procedimento também será um termômetro interessante para mostrar como está fluindo a vida financeira do negócio. Portanto, é preciso estruturá-lo e realizar um acompanhamento assíduo de sua execução.

3. Separe a vida financeira pessoal da vida financeira empresarial

Um grande erro cometido por muitos gestores é não ter uma delimitação clara entre as finanças pessoais e as empresariais, o que torna impossível organizar qualquer uma das duas. Contudo, para que um negócio prospere e consiga, inclusive, consideração de investidores, bancos e congêneres, é preciso que ele seja capaz de apresentar uma organização financeira definida e estruturada.

Para uma boa administração financeira da academia, é preciso que você tenha contas separadas e trate o dinheiro da empresa como o que ele é: o dinheiro da empresa, exceto pelo salário que você definir que pagará a si mesmo (o que é diferente do lucro), que deve ser encarado como um custo e previsto no planejamento financeiro do negócio.

É claro que para além dessas questões, existem vários outros aspectos importantes a serem considerados quanto aos cuidados financeiros de uma academia. Por se tratar de um sistema, as finanças são, simultaneamente, o objetivo e o motor de um negócio, sendo que o melhor modo de lidar com isso pode apresentar variáveis de acordo com o nicho.

Dessa maneira, o ideal é buscar por uma qualificação que ofereça bases para a administração de academia executar uma gestão financeira de sucesso para o espaço. Sabe quem pode te ajudar com isso? O Academia Rentável! Venha conhecer.


Comentários:

Ronaldo marczinski disse:

Muito bom texto .parabens

thales disse:

Excelente texto .

Claudia Zamberlan disse:

Muito bom este texto. As academias precisam olhar mais para seus lideres; melhorar suas competências e qualificações para que os mesmos possam liderar melhor suas equipes. Bons lideres, boas equipes, melhor percepção do cliente. A academia não fica refém de preço e sim vende Valor.

SERGIO NOVAES disse:

Olá Alméris, tudo bem! Obrigado pelo texto e por mais um conhecimento. Abs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *